jornal sujo_abril de 2011

domingo, 17 de abril de 2011


Este número é menos experimentação e mais definição. No final do ano passado, visávamos começar um projeto de jornal literário para os alunos do curso de letras. Experimentamos, dentro das nossas possibilidades, o início de um espaço de publicações para as dezenas de alunos-escritores/escritores-alunos, dentre as várias licenciaturas do 11° andar. Agora, a prioridade é definir. Com a colaboração de pessoas interessadas em trabalhar, definimos um layout, colunas fixas e objetivos mais objetivos para o Jornal Sujo; que, sendo assim, passa a ter a sua cara, com seus traços e feições definidos, e outras características a se definir.

A nossa tentativa é disponibilizar espaço as variedades de gêneros literários produzidos por você, aluno do curso de letras. Entrevistas, contos, crônicas, poemas e informações estarão presentes no Jornal Sujo. Neste número, entrevistamos o poeta e filósofo Antonio Cícero, que fala na página 4 sobre as suas expectativas para a Oficina que ministra neste semestre. Temos poemas de alunos de várias licenciaturas, crônica de Bruno Lacerda, um texto de opinião do professor Victor Hugo Pereira – que disserta sobre “o futuro do livro” – e a crônica “Manual do isqueiro zen”, de Mauro Siqueira.

Estamos apenas começando. O caminho até o estabelecimento de um jornal sólido no instituto de letras será bem demorado, cheio de obstáculos e incertezas. Mas reconhecemos a importância deste espaço, e conseguiremos solidificá-lo, certamente, com a ajuda de todos os interessados. Como disse o poeta Vinicius de Moraes: por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.

Dênis Rubra